DESCOBRINDO E BLOQUEANDO QUEM ACESSA A SUA REDE WIRELESS

DESCOBRINDO E BLOQUEANDO QUEM ACESSA A SUA REDE WIRELESS


DESCOBRINDO E BLOQUEANDO QUEM ACESSA A SUA REDE WIRELESS

Com o avanço do dispositivo móbile, a procura por novos aplicativos crescem a cada segundo, com isso, o acesso a internet é indispensável. Infelizmente, as pessoas que usam rede wireless (wifi) e mesmo que não se importem em compartilhar a internet, tem maiores chances de presenciarem sua conexão falhar quando mais precisarem. Muitas vezes, é culpa do próprio vizinho ou conhecido, chamados de “ladrões de banda”, que sempre consome mais serviços online que o próprio dono da rede wireless.

Como bloquear esses invasores?

Um dos métodos mais usados e que iremos usar, é a filtragem de MAC, uma seqüência de números que significam a identidade do aparelho e da fabricante, cada dispositivo tem um endereço MAC diferente dos demais, é como se fosse um endereço IP, nenhum dispositivo no mundo tem a mesma seqüência de números de outro.



O primeiro passo é descobrir quem estar usando sua conexão com a internet, para isso existem vários softwares com essa finalidade, um deles é o WiFi Network Monitor, um software simples e leve, e pode ser baixado acessando este link. Acessando ele, e clicando em Start Scan, lhe mostrará quais dispositivos estão conectados a sua rede, se tiver algum que desconheça e queira bloquear é só copiar o Host Mac Address e acessar as configurações do seu roteador (siga os passos abaixo para as configurações do roteador).

Neste tutorial, não será usado nenhum software que faça scan com a finalidade de exibir dispositivos conectados a rede, usaremos a própria configuração do roteador. Para isso, abra o prompt de comando (cmd) e digite ipconfig. Copie o Gateway Padrão e cole em seu navegador, ao acessar, irá pedir o nome de usuário e senha, por padrão na maioria dos roteadores, esse usuário e senha é admin (confira abaixo do seu roteador se informa o usuário e senha).

Ao conseguir o acesso, clique em DHCP e em seguida em Lista de clientes. Serão exibidos quais os dispositivos que estão usando a sua rede wifi. Copie o MAC de alguém que você desconfia que seja um invasor e em seguida, clique em Wireless e em Filtrar MAC.

Na imagem acima, será exibida o estado do filtro (Habilitado ou Desabilitado). Certifique que esteja Habilitado e em seguida clique em Adicionar.

Cole o endereço MAC do invasor, adicione uma descrição (opcional) e selecione o estado como Desabilitado, e em seguida, clique em Salvar.

Pronto, foi bloqueado o acesso do invasor a sua rede wireless.

Tagged with:

Pin It on Pinterest