Os 10 primeiros passos para aprender a programar

Os 10 primeiros passos para aprender a programar

Os 10 primeiros passos para aprender a programar

Dentre as diversas áreas de TI, a programação ou desenvolvimento de sistemas, é uma das áreas que melhor remuneram seus profissionais em todo mundo.



E se você deseja aprender a programar, confira a seguir os 10 primeiros passos que lhe ajudarão nesta jornada. Acompanhe!

1 – Tenha um objetivo:

Saiba o motivo pelo qual você deseja aprender a programar. Esta dica pode parecer simples, no entanto, se você não tiver um motivo para estudar e aprender a programar, consequentemente você irá desanimar com o tempo.

Portanto, antes de começar estudar, anote em um local visível o motivo para você estudar programação e sempre que possível leia o que você escreveu. Esta dica lhe ajudará a não desanimar nos momentos mais difíceis.

2 – Comece pela lógica da programação:

O primeiro passo para quem pretende programar, é aprender a lógica da programação. Com certeza, se você já buscou por um curso de programação, provavelmente foi exigido conhecimentos em lógica de programação.

A lógica de programação é a base para se poder programar em qualquer linguagem e desta forma, se você deseja aprender Java, PHP, Python, C++ ou qualquer outra linguagem, é fundamental iniciar pela lógica de programação.

3 – Não pule etapas:

Quando se deseja aprender programação, é comum encontrarmos facilidade em determinados assuntos, que no geral acabamos por julgar como muito fáceis e sem importância. Estudar lógica de programação, por exemplo, pode ser uma tarefa chata para para alguns estudantes. No entanto, é muito importante não pular etapas, pois todo o conhecimento adquirido no início, fará sentido lá na frente.

4 – Defina uma área de atuação:

Definir uma área de atuação, também irá ajuda na hora aprender programação. Descubra para qual plataforma você tem interesse em desenvolver programas. Neste caso, é preciso avaliar se o seu interesse está em aplicações web, sistemas, jogos, mobile, entre outras áreas. Conforme for adquirindo experiências, você poderá mudar de foco conforme desejar.

5 – Crie suas regras:

Durante o aprendizado, busque criar pequenos “macetes” para compreender o assunto estudado. Fazer anotações, escrever comentários em códigos ou criar associações para memorizar algum script, são somente algumas dicas.

6 – Não crie maus hábitos:

Aprender programação é semelhante ao aprendizado de um novo idioma, onde você deve inicialmente conhecer os conceitos e ir praticando para ganhar experiência.

No entanto, é fundamental que você não crie mais hábitos. E para isso, é importante buscar sempre por boas fontes de estudos e referências de bons programadores.

7 – Escolhendo uma linguagem adequada:

Para aprender a programar, é preciso iniciar com etapas básicas e ir avançando com o aprendizado. Após ter adquirido conhecimentos em lógica de programação, considere aprender uma linguagem mais fácil inicialmente. Por exemplo, em vez de já iniciar com Java, considere aprender Python, ou PHP antes, mesmo se você deseja se especializar em Java.

Esta dica pode te ajudar a ir compreendendo melhor os conceitos sem desanimar quando encontrar dificuldades em determinada linguagem de programação.

8 – Faça networking:

Por mais que você opte por aprender a programar sozinho, é interessante manter contato com outros programadores, afim de estar sempre trocando experiências. Esta prática também lhe ajudará a manter-se animado, pois você verá que as dificuldades são comuns para qualquer estudante de programação.

9 – Busque e compartilhe conhecimentos

A internet é uma das melhores ferramentas (senão a melhor) para se aprender a programar. E com o uso desta ferramenta, é possível buscar conhecimento e até mesmo compartilhar algo que você já aprendeu.

Atualmente existem milhares de fóruns e grupos de discussão espalhados pela internet, onde você pode aprender mais com programadores experientes e até mesmo ensinar algo para programadores mais novatos do que você. Portanto, vale muito a pena optar por este recurso.

Aqui vão alguns grupos que podem te ajudar bastante:

  1. Grupo de estudos – Logica da Computação
  2. Grupo Logica da Computação e Algoritmo!
  3. Grupo: Programação e Computação
  4. Grupo: Desenvolvimento Web

*Obs: Comentem os grupos que vocês conhecem para o Computeiro adicionar aqui: 😉

10 – Não desanime:

Aprender a programar exige certas habilidades que não serão conquistadas do dia para a noite. Portanto, não desanime em seus estudos, pois com o tempo você será recompensado pelo seu aprendizado.

Aprender a programar é o desejo de muitos estudantes e profissionais da área de TI. No entanto, muitas pessoas ficam perdidas na hora de saber por onde começar.

Conforme as dicas citadas acima, é possível analisar que não existe uma fórmula mágica para aprender programação. No entanto, é fundamental definir um propósito para aprender e inicialmente compreender a essência da programação que no caso é a lógica da programação.

Escrito por 

Artigos Relacionados

Desconfiado, homem usa drone para flagrar traição da esposa

Desconfiado, homem usa drone para flagrar traição da esposa

Desconfiado, homem usa drone para flagrar traição da esposa O Drone foi usado para obter imagens aereas e pegar a esposa infiel no flagra! 😛 Um Norte-Americano usou um drone para flagrar suposta traição de sua esposa e colocar fim no seu casamento. Segundo o marido, ele ficou desconfiado depois que a mulher passou a receber ligações […]

HUMOR ÁCIDO: QUAIS OS TIPOS DE COMPUTEIROS?

HUMOR ÁCIDO: QUAIS OS TIPOS DE COMPUTEIROS?

O QUE É UM COMPUTEIRO? QUAIS OS TIPOS DE COMPUTEIROS? Define-se como computeiro o estudante universitário ou qualquer outro tipo de desocupado que tem como área mais importante de atuação a computação. Ainda pode-se atribuir a alcunha “com o puteiro” a pessoas que fazem programas, pessoas que tenham digitado algum comando avançado no cmd.exe do […]

NewsLetter

Receba nossas novidades por email!