17 sites com cursos de programação grátis em português

17 sites com cursos de programação grátis em português

17 sites com cursos de programação grátis e em português

Quer fazer alguns cursos ou aprender a programar ou se aprofundar em algum conceito de ciência da computação?

Quer fazer alguns cursos ou aprender a programar ou se aprofundar em algum conceito de ciência da computação?

Cursos sobre tudo isso existem em grandes quantidades, mas muitos estão disponíveis apenas em inglês. Para facilitar um pouco os trabalhos, nos separamos uma série de dezessete sites com videoaulas em português.

Cursos Gratuitos do básico até o avançado – Codecademy

A versão em português da escola online de programação foi lançada há quase um ano e continua como uma boa opção. O site traz cursos gratuitos que parte do básico e vão até o avançado, começando pela linguagem de marcação HTML e chegando até PHP, Python e Ruby.



As aulas são compostas de instruções (à esquerda) e de uma área para colocar os ensinamentos em prática (à direita). Há ainda opções de projetos, que podem ser concluídos em menos tempo e ajudam a colocar os conhecimentos para funcionar. Acesse o treinamento grátis! AQUI!.

Coletânea de Cursos e Materiais Gratuitos do Projeto Programaê

Iniciativa brasileira o Programaê tem foco em jovens e não traz cursos próprios, mas sim uma coletânea de materiais de parceiros – como o já mencionado Codecademy, a KhanAcademy e o Code.org.

As aulas, portanto, são mais introdutórias e ajudam a pegar os conceitos básicos de programação. O conteúdo está todo em português, o que facilita bastante. Acesse o treinamento grátis! AQUI!.

Escola” Virtual e Gratuita: Microsoft Virtual Academy

Focado em produtos da Microsoft, a “escola” virtual e gratuita com muitos tutoriais em português sobre aplicações de Windows 8 e Windows Phone.

Há também informações sobre data centers, nuvem e mobilidade, entre outros assuntos que envolvem plataformas e serviços lançados pela empresa norte-americana. O material está todo disponível aqui.

Cursos de Programação para crianças da Code.org

Também voltado para crianças e parceiro do Programaê, o Code.org reúne quatro cursos de 20 horas com atividades para os pequenos a partir dos 4 anos. Há também materiais relacionados a Frozen e ao game Flappy Bird, além de uma área chamada de “Laboratório” para que os aprendizes de programador coloquem tudo que aprenderam em prática – e ainda confiram os projetos feitos por outras crianças. Acesse o curso e material de forma gratuíta: AQUI!.

Videoaulas de introdução a Ciência da Computação 101

Um dos mais tradicionais cursos disponíveis no Coursera, o Ciência da Computação 101 é basicamente o que o nome sugere: uma introdução à ciência da computação.

As aulas gravadas podem ser seguidas no ritmo do aluno (embora a recomendação seja fazer de 3 a 5 horas por semana), têm legendas em português e são ministradas pelo professor Nick Parlante, da conceituada Universidade Stanford. O material já está todo disponível na primeira vez que você acessar o curso. Acesse o curso e material de forma gratuita: AQUI!.

Desenvolvimento de games em HTML5

Assim como o curso anterior, o de desenvolvimento de games em HTML5 pode ser feito no seu ritmo. As aulas são ministradas por dois funcionários do Google e focam nos principais pontos envolvidos na criação de um jogo. Elas não são básicas, e é bom levar consigo algum conhecimento prévio.

Os vídeos estão em inglês, mas há opção de legenda em português, e o curso é grátis – mas o certificado não. Para mais informações sobre este curso grátis! Clique Aqui!.

Introdução à Programação em Python voltada para desenvolvimento de Games

Divido em duas partes, este curso introdutório foca na linguagem Python e no desenvolvimento de aplicações simples – games clássicos, na verdade, o método de ensino é baseado nesses projetos como de clássicos como os games Pong, Blackjack e Asteroids. O áudio das aulas está em inglês, mas há opções de legendas em português. Acesse o curso grátis! AQUI! e aqui.

Curso gratuito de Introdução à Lógica

Este curso se propõe a fazer é dar uma introdução a seus conceitos. Segundo a descrição, as aulas ensinarão a “formalizar informações, o curso foi criado pela Stanford University”. Haverá também análises da tecnologia lógica e de suas muitas aplicações possíveis. As classes, porém, só terão início em 2 de janeiro de 2017. Acesse o curso e material de forma gratuita: AQUI!.

Vários cursos grátis da equipe da CursoemVídeo

Obra do professor carioca Gustavo Guanabara, o CursoEmVídeo traz aulas sobre HTML5, Algoritmos, PHP e Photoshop Creative Cloud. Todas podem ser acompanhadas de graça diretamente pelo YouTube ou no site, que exige um cadastro e oferece uma série de materiais para consultar. Acesse o curso grátis! AQUI! ou direto no YouTube

Curso de Desenvolvimento Web Mobile

Os cursos disponíveis no Udacity tem legendas em português, o curso foca na construção de “experiências mobile”, responsivas, que se adaptam ao tamanho da tela do usuário.

O curso também envolve ferramentas relacionadas ao desempenho, que ajudarão entender como as redes móveis, a bateria e outros aspectos afetam o desenvolvimento de aplicações. As aulas são dadas por dois funcionários do Google. Acesse o curso e material de forma gratuita: AQUI!.

Videoaulas da KhanAcademy: JavaScript, HTML e CSS básico

As aulas da KhanAcademy seguem a linha do Codecademy, mas têm bem mais vídeos. Elas focam na introdução a linguagens de programação e marcação e depois partem para partes mais avançadas, como desenvolvimento de jogos. Há também laboratórios virtuais para tirar projetos do papel e testar seus conhecimentos – que ainda podem ser discutidos com outros alunos em um fórum interno. Acesse o curso grátis! AQUI!.

KhanAcademy: Curso grátis de Ciência da Computação

Quer algo menos focado nas linguagens? Os cursos de Ciência da Computação na KhanAcademy giram em torno de conceitos de criptografia. Desde algoritmos, partindo da cifra de César e chegando na RSA e nos algoritmos aleatorizados.

Há também lições sobre teoria da informação, que são verdadeiras aulas de história. O material, assim como o dos cursos de linguagens, está em português, assim como as legendas dos vídeos. Para mais informações sobre este curso grátis! Clique Aqui!.

Coletânea de videoaulas: Tecnologia, Sociedade e Negócios

Esta coletânea de videoaulas do Veduca são acessíveis gratuitamente e com legendas em português. Dão uma ideia de como engines de busca foram criadas e ainda funcionam. O site não oferece materiais complementares. Para mais informações sobre este curso grátis! Clique Aqui!

Coleção cursos da Linguagem de programação Swift

Derivada do ObjC, a linguagem de programação Swift foi introduzida pela Apple para ser a padrão das aplicações de OS X e iOS. E se você quer aprender um pouco mais sobre em videoaulas, as do TecnoHour podem ser úteis. Elas estão disponíveis de graça e em português – mas vale ressaltar que o uso dos materiais de apoio, que não são grátis, é recomendável. Acesse o curso e material de forma gratuita: AQUI!.

Introdução a Linguagem R

Os vídeos do curso dão uma introdução à linguagem de programação e ambiente de software R. As videoaulas são em inglês mas possuem legendas em português. Pelo programa, as aulas começam abrangentes, explicando conceitos, e depois passam a detalhar funções. Para mais informações sobre este curso grátis! Clique Aqui!.

Metodologia de Aprendizagem Automática

O curso dá introduções aos conceitos de “machine learning”. É assim que é chamada em inglês –e a outros ligados a ele, como mineração de dados, Big Data e reconhecimento de padrões. As aulas contam com o aprendizado supervisionado, apresentando como implementar algoritmos de aprendizagem de robótica. Os vídeos estão em inglês, mas há opções de legenda em português. Acesse o curso e material de forma gratuita: AQUI!.

Cursos de C, Java e HTML Progressivos

Tudo em português, os sites trazem tutoriais de C, Java e HTML. São aulas básicas, que introduzem os conceitos, há lições sobre testes e laços, ponteiros em C e orientação a objetos em Java, mais avançadas. Os textos estão disponíveis de graça, Para saber mais, clique aqui para o curso de (C), aqui para o curso de (Java) ou aqui para o curso de (HTML).

 

 

Artigos Relacionados

Desconfiado, homem usa drone para flagrar traição da esposa

Desconfiado, homem usa drone para flagrar traição da esposa

Compartilhe isso via FacebookCompartilhe isso via TwitterCompartilhe isso via Google+Compartilhe isso via LinkedinCompartilhe isso via Pinterest Desconfiado, homem usa drone para flagrar traição da esposa O Drone foi usado para obter imagens aereas e pegar a esposa infiel no flagra! 😛 Um Norte-Americano usou um drone para flagrar suposta traição de sua esposa e colocar fim […]

HUMOR ÁCIDO: QUAIS OS TIPOS DE COMPUTEIROS?

HUMOR ÁCIDO: QUAIS OS TIPOS DE COMPUTEIROS?

Compartilhe isso via FacebookCompartilhe isso via TwitterCompartilhe isso via Google+Compartilhe isso via LinkedinCompartilhe isso via Pinterest O QUE É UM COMPUTEIRO? QUAIS OS TIPOS DE COMPUTEIROS? Define-se como computeiro o estudante universitário ou qualquer outro tipo de desocupado que tem como área mais importante de atuação a computação. Ainda pode-se atribuir a alcunha “com o […]

NewsLetter

Receba nossas novidades por email!