31 livros essenciais para o programador Java

31 livros essenciais para o programador Java

17 livros essenciais para o programador Java10 livros essenciais para o programador Java e 21 livros para download

Hoje em dia torna-se difícil conseguir acompanhar todas as evoluções tecnológicas. Mesmo reduzindo o espaço de procura a apenas temas relacionados com a nossa área – suponhamos Java e ciência da computação – as novas frameworks, ferramentas, papers e notícias obrigam a atenção contínua. Eu pessoalmente tenho cada vez mais dificuldade em reservar tempo para ler as feeds RSS ou tentar ler o que as várias pessoas que sigo partilham no Twitter.

No entanto, também são necessários os conceitos base. Fora o ensino superior e certificações, livros são um recurso essencial que me parecem que, hoje em dia, muita gente despreza. E estou falando daqueles em papel, não dos pdfs que se baixam da net.



Foi com esta ideia que decidi juntar uma lista de 10 livros que considero essenciais para um programador Java ter em sua estante- i.e. que contêm a matéria mínima que gostava de ver nos membros das minhas equipes de desenvolvimento. Alguns destes podem ser substituídos por outros, pois trata-se de escolhas pessoais, mas os temas e áreas abrangidos penso serem extensivos. Lembro que é uma lista de livros técnicos, não se focando no desenvolvimento das chamadas “soft skills”. E no final Fica a lista de livros essenciais para programadores java: (PA CUME e fazer Download)

1 – The Java Programming Language

Escrito pelos criadores da linguagem, serve tanto como livro de introdução a Java como também de excelente referência para manter por perto. Cobre desde as áreas básicas da linguagem até I/O, threading e acima de tudo as collections, para as quais é muito útil como referência.

2 – Effective Java

Escrito pelo Joshua Bloch, Effective Java é provavelmente o melhor livro sobre Java que já li. Está organizado em 78 itens e cada um é uma boa prática, por exemplo, “Preferir composição no lugar de herança”, “Evitar Finalizers” ou “Preferir anotações a padrões de nomenclaturas”. Em cada um destes pontos, o autor discute os diversos ângulos da questão aprofundadamente e com justificações que demonstram um conhecimento extremo da plataforma. Além disso, o estilo de escrita é facílimo de ler. Eu demorei duas noites a ler o livro todo.

3 – Java Concurrency in Practice

“Concorrência é difícil”, é uma das mensagens principais deste livro. O autor do livro, Brian Goetz, parte deste princípio para demonstrar como evitar as principais falhas quando se desenvolve software concorrente em Java. Os bons e maus exemplos são demonstrados facilmente com snipplets de código com smileys negativos e positivos, o que ajuda a memorizar os padrões. Além de explicar os principais problemas de concorrência – live locks, dead locks, race conditions etc. – são explicadas detalhadamente as novas estruturas de dados para suporte à concorrência introduzidas no Java 5 e 6. Depois de ler este livro estou usando estas estruturas mais e mais vezes, e também construindo em cima delas conforme vou compreendendo como funcionam internamente.

4 – Concrete Mathematics: A Foundation for Computer Science

Sim, coloquei aqui um livro de matemática! Todos estudamos matemática, mas por vezes a dificuldade reside em encontrar aplicações para o que aprendemos. Este livro ensina conceitos matemáticos que são facilmente mapeados para problemas informáticos com os quais nos encontramos no dia-a-dia. Também são conceitos que nos ajudam a perceber melhor os diferentes algoritmos.

5 – The Algorithm Design Manual

Este não foi o primeiro livro de algoritmos que comprei nem é considerado o “standard”. O primeiro que comprei – e que, sinceramente, nunca consegui ler todo – foi o Introduction to Algorithms. Além de grosso, tem uma abordagem extremamente acadêmica e formal. Por outro lado, este, The Algorithm Design Manual, é bastante acessível e completo. Os exemplos não estão escritos em Java mas vale pela quantidade e pela forma como são explanados os algoritmos. Cobre a maioria das áreas esperadas num livro para iniciantes/intermediários: estruturas de dados, algoritmos de pesquisa, grafos, programação dinâmica, combinatória, geometria, conjuntos e outras áreas.

6 – Algorithms in Java

Decidi incluir um outro livro de algoritmos, desta vez em Java. Escrito pelo Robert Sedgewick, que já tinha escrito a mesma versão do livro para C++ no início dos anos 90, o livro serve de excelente fonte de referência para se ter no local de trabalho e consultar rapidamente quando necessário. Está dividido em cinco partes, separadas ao longo de dois volumes – Fundamentos, Estruturas de Dados, Ordenação e Pesquisa, no primeiro volume; e Grafos, no segundo volume.

7 – Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software

Conhecimento sobre design patterns – especificamente GoF neste caso, mas também hoje em dia padrões de arquitetura ou mesmo os Core J2EE patterns da Sun – é essencial para o profissional que trabalhe em linguagens orientadas a objetos. Isto pode ser provado tipicamente na entrevista de emprego, já que no mínimo uma perguntinha de padrões é sempre feita (dica: se te perguntarem para dizerem um padrão de desenho que conheçam, NÃO respondam Singleton!).

8 – The Pragmatic Programmer: from Journeyman to Master

Tal como o já citado Effective Java está para o Java, este livros está para a profissão de desenvolvimento de software. Os autores tentam cobrir as áreas que apenas se aprendem com a experiência profissional como um conjunto de boas práticas a seguir. Tanto para profissionais com pouca experiência – que vão aprender algumas boas dicas – como para profissionais com extensiva experiência – que vão rever no livro muita coisa pela qual passaram, mas agora organizada e esquematizada -, este livro prova-se uma leitura útil e bastante agradável.

9 – Refactoring: Improving the Design of Existing Code

Refactoring, refactoring, refactoring! Atualmente, a grande maioria dos profissionais sabe o que é refactoring, mesmo que não o pratiquem tanto assim. Mas é extremamente estranho como um conceito tão simples não tinha sido esquematizado corretamente antes deste livro. Pode-se pensar que não é necessário ler um livro sobre refactoring, pois na prática temos IDEs que nos ajudam a fazer grande parte do trabalho. Mas quando se olha para o projeto numa perspectiva macro, o refactoring não é assim tão simples. Este livro ajuda a reprogramar a nossa cabeça para estar constantemente em modo refactoring.

10 – Agile Software Development, Principles, Patterns, and Practices

Embora o título o possa fazer entender, este livro não é exclusivamente sobre metodologias ágeis. A verdade é que conjuga a enumeração de múltiplas metodologias ágeis com princípios de desenvolvimento de software como orientação a objectos e UML. Ao contrário de outros livros sobre metodologias ágeis, o autor – que é um dos signatários iniciais do Agile Manifesto – não tenta puxar por nenhuma metodologia, embora fale mais de eXtreme Programming – TDD, refactoring, pair programming. É esta perspectiva integrada de agile + tecnologia que torna este livro num recurso essencial.

Aqui vão 21 livros para Download Gratuito que bem melhor e um bom programador Java deve Ler em mídias digitais também 😉

  1. Introdução à Ciência da Computação com Java e Orientação a Objetos
  2. Programação em JAVA – Daniela Barreiro USP
  3. Programação de Redes de Computadores em Java
  4. Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Java
  5. Java como Programar – 8ª edição
  6. Use a Cabeça! Java – 2ª Edição
  7. Lab. Java com Testes, JSF e Design Patterns
  8. Web ágil com VRaptor, Hibernate e AJAX
  9. Algoritmos e Estruturas de Dados com Java – Caelum
  10. Desenvolvimento Web Avançado com JSF 2, EJB 3.1 e CDI – k19
  11. Desenvolvimento Web com JSF 2 e JPA 2 – K19
  12. Desenvolvimento Web com Struts – K19
  13. Design Patterns em Java – K19
  14. Integração de Sistemas com Webservices, JMS e EJB – K19
  15. Introdução a Ciência da Computação com Java (PDF)
  16. Java e Orientação a Objetos – Caelum
  17. Java para Desenvolvimento Web – Caelum
  18. Lab. Java com Testes, JSF e Design Patterns – Caelum
  19. Orientação a objetos em Java – K19
  20. Persistência com JPA 2 e Hibernate – K19
  21. Web ágil com VRaptor, Hibernate e AJAX – Caelum

Esta lista é focada em Java e, exatamente por causa disso, aconselho a se aprender pelo menos uma outra linguagem, esteja esta disponível para a JVM ou não. Aprender linguagens novas faz que sejamos melhores programadores. Especialmente agora com o renascimento de linguagens funcionais, também pode vir a ser uma vantagem profissional.

Se você tem mais algum livro que seja essencial nos envie nome e link para download:

Via: Ruben Badaró

https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/fd26864d-cb41-49cf-b719-d89c6b072893/entry/10_1_livros_essenciais_para_o_programador_java12?lang=en

Artigos Relacionados

Desconfiado, homem usa drone para flagrar traição da esposa

Desconfiado, homem usa drone para flagrar traição da esposa

Compartilhe isso via FacebookCompartilhe isso via TwitterCompartilhe isso via Google+Compartilhe isso via LinkedinCompartilhe isso via Pinterest Desconfiado, homem usa drone para flagrar traição da esposa O Drone foi usado para obter imagens aereas e pegar a esposa infiel no flagra! 😛 Um Norte-Americano usou um drone para flagrar suposta traição de sua esposa e colocar fim […]

HUMOR ÁCIDO: QUAIS OS TIPOS DE COMPUTEIROS?

HUMOR ÁCIDO: QUAIS OS TIPOS DE COMPUTEIROS?

Compartilhe isso via FacebookCompartilhe isso via TwitterCompartilhe isso via Google+Compartilhe isso via LinkedinCompartilhe isso via Pinterest O QUE É UM COMPUTEIRO? QUAIS OS TIPOS DE COMPUTEIROS? Define-se como computeiro o estudante universitário ou qualquer outro tipo de desocupado que tem como área mais importante de atuação a computação. Ainda pode-se atribuir a alcunha “com o […]

NewsLetter

Receba nossas novidades por email!