10 melhores distros linux segundo a Distrowatch

10 melhores distros linux segundo a Distrowatch

Aqui vai uma lista das distros Linux mais utilizadas, segundo o ranking Distrowatch (Como o observatório das distros linux é BSD chamado).

10 melhores distros linux segundo a Distrowatch

10 melhores distros linux segundo a Distrowatch



Top 10 distros Linux segundo o ranking da Distrowatch

No ano passado, o tão complexo 2016, muitas pessoas trocaram de distros Linux e outras até as abandonaram. Mas a verdade é que muitos usuários iniciaram neste mundo gigante e outros trocaram para distros minimalistas, o que fizeram o volume de buscas crescer por seus nomes no buscador Google em vários meses no ano passado. É com base nisso que vou citar as distros Linux que eu tenho observado o crescimento nas buscas pela sonhada melhor distro linux.


1) Linux Mint

Muito recorrida por usuários iniciantes e atualmente a mais popular, tendo alcançado a marca de milhões de usuários no mundo. Linux Mint é um sistema operacional baseado nas distros Ubuntu e Debian, que fornece versões com os principais desktops atuais (Cinnamon, MATE, KDE e Xfce). Essa distribuição oferece um desktop elegante e confortável, além de poderoso e fácil de usar. É baseada no Linux Ubuntu e considerada um das distros mais fáceis de usar.

Onde fazer o download da distro?

Fazer o download desta distro Linux de graça: download no site do Linux Mint.


2) Linux Debian

O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que fizeram causa comum para criar sistemas operacionais livres, sendo o principal deles o Linux Debian. A Debian foi a primeira distribuição que esteve aberta à contribuição de todos os usuários e programadores. Seu princípio básico é basicamente o acordo social que cada sistema operacional Debian será desenvolvido 100% livre. O Debian é a distribuição mais popular e preferida de usuários avançados e especialmente para aqueles que contam a ideologia por trás de todo o movimento de comunidades de código aberto e software livre. O mesmo grupo também distribui sistemas com outros núcleos como, por exemplo, o Debian GNU/kFreeBSD e o Debian GNU/Hurd.

Onde fazer o download da distro?

Fazer o download desta distro Linux de graça: download no site do Linux Debian


3) Linux Ubuntu

Sistema operacional Linux completo para desktop baseado no Debian e patrocinado pela Canonical Ltd.

O seu foco é sem dúvida os iniciantes por sua facilidade de instalação tanto em deskotps como notebooks, agora em breve em smartphones e óbvio, a famosa era da internet das coisas, não se assuste se achar o Ubuntu funcionando até mesmo no seu interfone. A sua base é o Debian instável. Por trás do Ubuntu, existe também um filosofia que justifica o uso da palavra africana Ubuntu, em suma a palavra tem vários significados, como a nossa “saudade” que só existe no português, neste caso, o do Ubuntu pode ser amizade, solidariedade, compaixão, perdão, irmandade, o amor ao próximo. A capacidade de entender e aceitar o outro.

Uma grande vantagem é o fato de possuir versões lançadas semestralmente

Onde fazer o download da distro?

Fazer o download desta distro Linux de graça: download no site do Ubuntu Linux


4) openSUSE (ou apenas SUSE)

É uma das distros comerciais mais antigas. O Projeto openSUSE é um esforço mundial que promove o uso do Linux em todos os lugares. O openSUSE cria uma das melhores distros Linux do mundo, trabalhando junto em um estilo aberto, transparente e amigável, como parte de uma comunidade mundial de Software Livre e de Código Aberto.

O projeto é controlado e mantido pela sua comunidade e conta com a contribuição de indivíduos, trabalhando como testadores, escritores, tradutores, utilizadores experientes, artistas e embaixadores ou desenvolvedores. O projeto abarca uma vasta variedade de tecnologia, com pessoas com diferentes níveis de experiência, que falam diferentes idiomas e que têm diferentes experiências culturais. Desenvolvido e mantido a partir de um programa comunitário denominado openSUSE Project, patrocinado pela SUSE Linux junto com outras empresas.

Onde fazer o download da distro?

Fazer o download desta distro Linux de graça: download no site do openSUSE


5) Manjaro Linux

Baseado no Arch Linux, possui diversos recursos que se destacam em termos de aceitação pela comunidade de usuários Linux, como a detecção automática de hardware, modelo de roll-release estável e a capacidade de instalar vários kernels.

A distribuição tem este nome porque Philip Müller, um dos líderes do projeto, e amigos, fizeram uma viagem nas proximidades do Monte Kilimanjaro, que fica situada ao nordeste da Tanzânia (África), e eles, em especial Philip Müller, ficaram encantados com a beleza que o local proporciona aos visitantes.

Devido a isto, a distribuição chama-se Manjaro, para homenagear a montanha Kilimanjaro que, por sua vez, é um nome simpático e simples. Neste sentido, o Manjaro Linux é uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, desenvolvida para computadores (desktops, laptops e netbooks) de 32 ou 64 bits.

Ele vem em Live-CD com ambientes personalizados, podendo ser instalado em seu computador facilmente. Ademais, os usuários podem ajustar e personalizar as configurações do Manjaro Linux de acordo com as suas próprias preferências e gostos pessoais.

Onde fazer o download da distro?

Fazer o download desta distro Linux de graça: download no site Manjaro Linux


6) elementary OS

É uma distribuição baseada no Ubuntu, oferece ambiente de desktop personalizado chamado Pantheon e Vem com alguns aplicativos conhecidos como o navegador web Epiphany . Logo de início, há uma distinção na maneira em liberar as versões finais do sistema. Diferentemente das mais populares, a Elementary OS investe na máxima de “entregar somente quando estiver pronto”. Em outras palavras, a equipe de desenvolvedores decidiu lançar uma nova versão em momentos apropriados; somente quando todos os objetivos forem alcançados (resolvendo bugs e imperfeições). Assim, o status do Elementary fica em constante desenvolvimento.

Onde fazer o download da distro?

Fazer o download desta distro Linux de graça: download no site do elementary OS


7) Linux Fedora

Foi lançada e patrocinada pela Red Hat, mas em 2003 esta empresa decidiu lançar uma distribuição paga chamada Red Hat Enterprise Linux.

Esta distro Linux é baseada no bom e velho Red Hat Linux, mas o Fedora é totalmente gratuito e de código aberto. Mesmo se o Ubuntu “ganhou” a maioria dos usuários novatos, a Red Hat sempre pode ser a distribuição que muitos usuários vão iniciar sua experiência com o Linux. Deste então é Desenvolvida e desenvolvida pelo Projeto Fedora, mantida por uma comunidade aberta de usuários e desenvolvedores.

Onde fazer o download da distro?

Fazer o download desta distro Linux de graça: download no site do Linux Fedora


8. Zorin OS

Baseada no Ubuntu e desenvolvida para os iniciantes em Linux e/ou amantes de Windows: possui uma interface gráfica de usuário e muitos programas semelhantes aos encontrados no Windows. Zorin OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu e projetada especialmente para os iniciantes em Linux, principalmente para aqueles que estão chegando do mundo Windows.

A distro tem uma interface gráfica semelhante ao Windows e muitos programas semelhantes aos encontrados nesse sistema. Ela também vem com um aplicativo que permite aos usuários executarem muitos programas do Windows.

Onde fazer o download da distro?

Fazer o download desta distro Linux de graça: download no site do Zorin OS


9. CentOS

O CentOS é criado e distribuído por um grupo com o mesmo nome do sistema operacional: a comunidade CentOS (Community ENTerprise Operating System). O CentOS Linux é uma versão do Linux voltada ao uso corporativo, dentro de empresas, órgãos públicos ou ONGs. Ele pode ser usado em qualquer computador conectado à rede, mas é conhecido principalmente por ser uma boa opção de sistema operacional para o próprio servidor. Isso acontece porque algumas de suas características são a robustez e a estabilidade. A distribuição CentOS é Derivada do Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Onde fazer o download da distro?

Fazer o download desta distro Linux de graça: download no site do CentOS


10. Deepin

Uma distribuição oferecida por chineses, hoje é baseada em Debian, mas foi baseada no Ubuntu até a versão 15 lançada no final de 2015). Oferece um ambiente de desktop próprio  chamado DDE (Deepin Desktop Environment), que é baseado no Qt 5 toolkit.

Deepin usa seu próprio ambiente de desktop que é integrado com outras aplicações próprias, como Deepin Music, Deepin Movie, Deepin Store, e seu próprio Centro de Controle.

Embora seja baseado no Ubuntu e assim usar APT, os usuários têm a loja Deepin para gerenciamento visual dos softwares ao invés do Ubuntu Software Center, como é o caso da maioria dos derivados de Ubuntu.

Os membros da comunidade têm desempenhado um papel participativo ao longo de seu desenvolvimento, tanto na China como internacionalmente, e opera com o lema  “Freedom, Openness, Sharing, Cooperation” (“Liberdade, Abertura, Partilha, Cooperação” em português). A comunidade também trabalha com a distribuição Debian, com a tradução de documentos em chinês.

Muitos usuários consideram sua aparência / design um de seus pontos fortes.

Onde fazer o download da distro?

Fazer o download desta distro Linux de graça: link direto para download do Deepin


Conheça nosso guia de comando Linux completo e comentado:

Veja nosso guia de estudos para as certificações LPI-101 e LPI-102

Artigos Relacionados

Pin It on Pinterest